Domino’s Pizza

7 07 2010

Domino’s Pizza não é muito famosa por aqui, mas é uma gigante rede de fast-food lá fora, e como todos vocês sabem, as grandes redes tem uma fórumula padrão a seguir, o que aconteceu é que o número de reclamações referentes a pizza aumentou exponencialmente. E eles foram inteligentes o bastante para usar isso a favor deles. Isso. Reclamações a favor, o que se tornou o “maior trunfo de imagem . Como?

Com as pessoas reclamando da pizza, a fórmula se tornou obsoleta e teve que ser renovada, e isso foi feito, maestralmente, diga-se de passagem, em forma de documentário, onde eles assumiram o erro e começaram  a consertá-lo e mostrar isso ao consumidor final, veiculando na TV.

Como a ação é recente, ainda não deu tempo de se verem resultados, mas as impressões da pizzaria passaram de 2,3 para 35,3 pontos em pouco menos de um mês, de uma escala de 100, onde vão se abatendo os pontos, o que já é uma grande conquista. E ainda as ações da rede subiram 46%.

É claro que essa de assumir o erro não é uma coisa comum entre as empresas, que normalmente encobrem o erro e não mudam nada. Talvez não funcione em todos os casos, talvez pegue de vez e se torne comum, será aí uma tendência surgindo?

Li sobre esse case na EXAME do mês passado numa sala de espera, e retirei de lá esse pedaço, que é uma das cenas do documentário.

As Críticas

“A borda tem gosto de papelão.”

“O molho parece de ketchup.”

Como a Empresa reagiu

“Não era questão de adicionar sal ou pimenta. Tivemos de começar do zero.”

“Mudamos tudo. A massa, o recheio, tudo.”

O Resultado

“Nem parece uma pizza Domino’s. Gostei.”

(A reportagem na íntegra, aqui.)

Depois de tudo isso surgiu o boato por aí de que a Domino’s usava Photoshop pra dar uma retocada nas pizzas usadas nas campanhas. Claro, mimimi do concorrente. MAS, a CP+B criou uma campanha encima disso provando que as pizzas não precisam de retoque.

Criou um site onde o próprio consumidor põe a foto da sua pizza.

Quem põe as fotos lá são os próprios consumidores, e eles ainda dão 500U$$ pra foto que for usada. Mais um contorno genial.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: