Percy Jackson e o Ladrão de Raios

27 02 2010

Livro+Filme

Primeiramente deixo claro que o livro é ótimo, apesar de não se aprofundar na mitologia grega ele cumpre seu papel de entreter, os interessados que pesquisem mais. A narrativa é boa, o enredo também, tudo acontece rápido, li em apenas 2 dias, querendo saber o que aconteceria em seguida.É impossível não comparar com Harry Potter, IMPOSSÍVEL, mesmo porque acredito eu que Rick Riordan, autor, se baseou não só em Harry Potter mas em várias outras obras de fantasia, e tirou elementos das mesmas.

O filme logo no ínicio já muda muita coisa, os protagonistas ao invés de 12, tem 17 anos. MUITAS aventuras são cortadas, e inclusive a que eu achei a mais legal, a hora do parque aquático (livro), mas o que mais revolta não é isso, é o fato de mudarem o enredo da historia, mudarem a ordem dos fatos, assim alterando de certa forma a obra. Não vou dar spoiler do livro, mas se você não viu o filme, não se preocupe e nem perca seu tempo. Eles fazem todo o percurso de carro, o que elimina outras situações bacanas, as fúrias não representam nada e se o livro é “superficial”, o filme chega a ser idiota, feito pra crianças bobas mesmo. Filme com cara de SBT, que não impressiona em roteiro, fotografia e nem trilha sonora. O diretor, o consagrado Chris Columbus (HP1/2), errou feio ao fazer esse filme, assisti de cara amarrada e muitas vezes desejando que acabasse logo, e sim, eu sei é uma ADAPTAÇÃO, não tem que ser fiel ao livro, só “baseado”, mas pelo menos que se baseei direito. Pela cara de merda que as pessoas fizeram ao sair do filme, também não lhes agradou.

Ações

Information

3 responses

12 04 2010
@MrCaio

Li os três primeiros livros.
Sobre o primeiro livro, deixei minha opinião bem clara numa resenha que fiz no Skoob (http://migre.me/vQGe). Acho, porém, que a partir do segundo livro as coisas começam a melhorar e, no terceiro, a história já está MUITO boa.

Sobre o filme… Não vi, não verei (não enquanto tiver coisas pra fazer) mas conheço quem é MEGA fã da série de livros, viu o filme e odiou. Logo, não tenho bons olhos.

Boto fé no blog. Continue assim =D

12 04 2010
Juh

Concordo com você.
Li o livro, também achei muito semelhante a Harry Potter (menino socialmente desajustado que se descobre muito diferente dos demais e vai pra um lugar treinar suas habilidades ‘não-humanas’), mas nem por isso comecei com o pé atrás, por assim dizer.

Gostei muito do livro, não apenas por adorar mitologia grega, mas gostei do ritmo e do estilo do Riordan.
Quanto ao filme, eu já tenho minha cota de decepções com Harry Potter e já sou meio vacinada contra adaptações. Mas essa conseguiu extrapolar.
Cortaram personagens e cenas que seriam fundamentais no 2º filme, alteraram a aparência e a personalidade de alguns personagens, enfim, parece que esqueceram o livro na hora de montar o roteiro, sei lá…

Gostei do blog.
Sucesso pra você!
o/

12 04 2010
Pedro Henrique

Percy Jackson foi uma decepção pra mim.

Eu que esperava ver uma espécie de Harry Potter mais dinâmico, ou com um pouco dos “velhos tempos” do bruxo. Mas deu pra ver que não era Columbus o responsável por eles. E, depois da decepção que foi o Enigma do Príncipe, acho que o cinema infanto-juvenil e de fantasia está meio perdido (saudosos deveriam ser os tempos de Terminator 2 e De Volta Para o Futuro).

Dá pra dizer que foi um filme com uma história fraca e mal contada, que atira pra todos os lados, cheia de furos, com um elenco péssimo e piadas idiotas, e sem um pingo de profundidade.

O menino descobre que a mãe morreu e não chora uma lágrima, o que é substituído por uma piadinha idiota do fiel escudeiro (que saiu de uma novela mexicana).

Olha, acho que nenhum filme (nem Dragonball Evolution), até agora, me fez querer pedir meu dinheiro de volta.

Deixe um comentário

